 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

01 dezembro 2013

Advento: Sentido e espiritualidade

Sentido do Advento

A palavra “advento” vem do latim ad-venio, que por sua vez é a tradução da palavra grega parusía, que significa presença, chegada. A palavra adventus significa vinda, advento. Provém do verbo vir. Era utilizada na linguagem pagã para indicar o adventus da divindade: sua vinda periódica e sua presença no recinto sagrado do templo. Neste sentido, a palavra adventus deve significar «retorno» e «aniversário». Também se utilizava a expressão para designar a entrada triunfal do imperador: Adventus divi.
Na linguagem cristã primitiva, com a expressão adventus se fazia referência à última vinda de Jesus, a sua volta gloriosa e definitiva. Mas em seguida, ao aparecer as festas de natal e epifania, adventus serve para significar a vinda do Senhor na humildade da condição humana. Deste modo a vinda de Jesus em Belém e sua última vinda, no fim dos tempos, se contemplam dentro de uma visão unitária, não como duas vindas distintas, mas sim como uma só e única vinda, desdobrada em etapas distintas.Advento, portanto, não é, propriamente, tempo de espera, mas é o tempo em que a presença de Deus no mundo já começou. Deus, mesmo que de modo oculto, já está presente no mundo. Sua manifestação vai crescendo e se desdobrando ao longo de toda história. Advento significa presença de Deus já começada. Isto implica que o cristão não olha somente o que já foi e o que aconteceu como também ao que está por vir. Em meio a todas as contradições do mundo, tem a certeza de que a semente do Reino de Deus segue crescendo, muitas vezes de modo oculto, até o dia em que o projecto de Deus vai triunfar definitivamente. Então, a presença de Deus, que já começou há muito tempo, será um dia presença total.

Espiritualidade do Advento

A liturgia do Advento impulsiona a reviver alguns dos valores cristãos da maior importância, como a alegria, a esperança, a pobreza, a conversão.Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e actual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusía (regresso) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é Maranatha! Vem Senhor Jesus!O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza económica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

2 comentários:

rosa disse...

Com minha incompetência é impossível tecer qualquer comentário ao texto, mas entrego-me à reflexão que desperta, mormente sobre as consequências para minha vida, onde a espera nem sempre tem sido a melhor.
Enfim... mas eu gosto muito da árvore cheia de estrelinhas que se refletem por toda a parte! São os pontos/Luz que preciso na vida para que a neve seja sinónimo de Vida nova e anúncio da vinda do calor.
Unâmo-nos e formemos um elo de Calor e Vida!

Ana disse...

ADVENTO - TEMPO DE ESPERA
Como é difícil para nós, homens e mulheres de hoje, esperar. Saber esperar. É uma arte. É difícil.
Quantas vezes o nosso esperar não tem nada a ver com a atitude cristã da esperança, antes tange quase o desespero?! Não temos paciência - para nada nem ninguém.
Por vezes somos como alguém que hoje lançou a semente à terra e amanhã já quer ter o fruto maduro.
Mas Deus como sábio Pedagogo que é oferece-nos em cada Advento um tempo propício para aprendermos a esperar. Esperar o tempo d'Ele. Ter paciência e não querer tudo para já, quando não é até para ontem...
Esperar a vinda d'Ele neste Natal.
Descobrir a presença d'Ele em cada instante das nossas vidas.
Estar atento às «prendas» que Ele nos vai dando ao longo de todo o ano.
Saber esperar.
Saber agradecer a PRESENÇA.

Continuação de BOM ADVENTO para todos nós!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você