 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

27 novembro 2010

Advento: Figuras

As figuras do advento

Isaías - Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.
As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos. Ele que no capitulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor.

João Baptista - É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). A figura de João Baptista ao ser o precursor do Senhor e aponta como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento. Por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo. João Baptista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetisas do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado.

José - Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adoptivo de Jesus. Ao ser da descendência de David e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de David".José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.

Maria – É a personagem central do Advento. É a "Cheia de graça", a "bendita entre as mulheres", a "Virgem", a "Esposa de Jesus", a "serva do Senhor". É a mulher nova, a nova Eva que restabelece e recapitula no desígnio de Deus pela obediência da fé o mistério da salvação. É a Filha de Sião, a que representa o Antigo e o Novo Israel. É a Virgem do Sim a Deus. É a Virgem da escuta e acolhe. Maria aceitou ser a mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus Salvador. A Liturgia do Advento sintetiza a função de Maria no Natal de Jesus:
"Nós vos louvamos, nós vos bendizemos e vos glorificamos pelo Mistério da Virgem Mãe. Porque, se do antigo adversário nos veio a ruína, no seio da Filha de Sião germinou aquele que nos nutre com o pão celestial, e fez brotar para todo o género humano a salvação e a paz. A graça que Eva nos arrebatou nos foi devolvida em Maria. Nela, mãe de todos os homens, a maternidade, redimida do pecado e da morte, abre-se ao dom de uma vida nova. Assim, onde havia crescido o pecado, superabundou vossa misericórdia em Cristo nosso Salvador. Por isso nós, enquanto esperamos a vinda do Cristo, unidos aos anjos e aos santos, cantamos o hino louvor" (Prefácio IV).

http://www.pucrs.br/pastoral/advento

4 comentários:

mariana disse...

O evangelho de hoje dá continuidade ao evangelho lido no dia do Natal. Aos pastores que guardavam os rebanhos , é anunciado o nascimento de Jesus. Eles vão às pressas ao encontro do recém-nascido. Lucas, nas suas narrativas da infância de João Baptista e de Jesus, já nos relata que em Jesus, Deus se revela como o Deus dos pobres, fracos e excluídos.

A escolha de Maria, uma jovem da periferia da Galiléia, para ser a mãe de Jesus, Filho de Deus, revela-nos que o projecto de Deus difere dos projectos dos homens neste mundo.

O poder e o prestígio tão ansiosamente buscados, nada significam para Deus. Maria viveu a humildade e o serviço e nisto identifica-se com seu o filho Jesus. O título de “rainha” aplicado a Maria não indica poder e superioridade, mas sim amor que se doa cativa, e se comunica. Maria está presente nos nossos lares, nas alegrias e nos sofrimentos, confortando-nos como mãe e companheira de caminhada no seguimento de Jesus.

Unindo o Filho que se encarna e a Mãe que o acolhe, aparece misteriosamente a obediência, o "Sim" de total disponibilidade ao Pai.

Somos convidados a contemplar a atitude de fé, madura e disponível de Maria: crente porque se confia totalmente a Deus: casamento, futuro, filhos, tudo isso a Virgem Mãe deixou nas mãos de Deus, sem pedir explicações, sem pedir provas, sem pedir garantias… Atitude madura porque humildemente procurou compreender o plano de Deus a seu respeito, para melhor aderir a ele; atitude disponível, pela sua insuperável resposta ao convite do Senhor: "Eis a Serva!" – Não pertence a si própria, não considera a sua vida e o seu destino a partir dos seus interesses e projectos; ela entrega-se totalmente ao seu Senhor.

Concluindo diremos que a anunciação do anjo mostra a dinâmica da fé de Maria: sendo virgem, descobre-se grávida; perturba-se e tem medo; descobre a mão de Deus no Espírito Santo; toma consciência que o que cresce no seu ventre é Divino; não duvida desta iluminação interior; apenas pergunta como se fará isso? Aceita realidades que não se vêem. Ela acreditou, pois para Deus nada é impossível. A fé consiste exactamente nisto: na antecipação das coisas que se esperam, nas realidades que não se vêem. (Hb 11,1). Com Maria digamos Sim, à voz de Deus, e Jesus continuará nascendo em mim e em ti todos os dias.

MARANATHÁ! Vem Senhor Jesus preparar o nosso coração para te adorar e bendizer. Vem Senhor Jesus, curar e restaurar a vida, a vida que se tem perdido no mundo sem Ti, vem Senhor Jesus, transformar a nossa vida! AMÉN.

FELIZ NATAL para todos!

xana disse...

OBRIGADA pelas figuras do Advento que nos ofereces neste maravilhoso “cantinho”, nesta Flor encantadora a todos os níveis. Gostei especialmente do «Faça-se…»
Mais uma aula de catequese para nós…MARIA encanta-me….
Toda a liturgia de hoje convida-nos a meditar e a aprender de Maria a atitude de escuta e total disponibilidade para acolher o projecto do Pai deixando que ELE se manifeste como Salvador na Vida da Humanidade.
MARIA a mulher da escuta, do silêncio, da Fé, Aquela que nas mais diversas situações do quotidiano e nas surpresas de Deus exercitou a Fé e a confiança, nos ensine a disponibilidade incondicional ao projecto do Pai, a atitude do silêncio do coração, a fortalecer a Fé e a confiança n’Aquele que é O sempre fiel.
Aprendamos a imitar MARIA, para podermos experimentar a plenitude do Amor do Seu Filho…
Para todos uma boa preparação para o Natal e que o Deus Menino encontre em nossos corações a abertura à graça e a disponibilidade para nascer e nos iluminar com a Sua Paz e Alegria…
PAZ e BEM para todos...

xana disse...

No Teu silêncio ó Mãe,
Cantas glória ao Senhor
Na contemplação ó Mãe
Cantas ao Eterno Amor!
Na intimidade ó Mãe
Acolhes o Filho de Deus!

Na Tua Fé ó Mãe,
Ensina-nos a crer;
Na Tua esperança ó Mãe,
Ensina-nos a viver;
Na Tua caridade ó Mãe,
Ensina-nos aos mais pobres amar!

Na Tua entrega ó Mãe,
Ensina-nos a doar;
Na Tua Fidelidade ó Mãe,
A sempre perseverar;
Na docilidade ó Mãe,
Ensina-nos a escutar!

Na Tua Ternura ó Mãe,
Ensina-nos a embalar;
Na Tua piedade ó Mãe,
Ensina-nos a adorar;
Na Tua expectação ó Mãe,
Te queremos hoje cantar!

Cantar-Te PARABÉNS,
Cantar o DOM da Vida!
Cantar-Te porque és Mãe,
Da Vida Prometida!
Cantar ao Deus Trindade,
Pl’o Filho Encarnado!
CANTAR AO DEUS DO AMOR
Q’EM NATAL SEJA AMADO…
Seja por Caridade

maresia disse...

"RETALHOS",este lugar de encontro com Deus nos leva, de uma forma tão profunda, a abrir o nosso coração ao Deus-Menino que vem até nós.
Que Maria, nossa Mãe, nos ajude a abrir as portas e as janelas para receber a LUZ que nos vem libertar da escuridão.
Seja por Caridade

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você