 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

31 Janeiro 2008

Dom Bosco Pedagogo

Hoje celebrámos S. João Bosco, grande pedagogo para a história da formação humana e religiosa de tantos milhares de adolescentes e jovens.
Pedi à nossa amiga Sirlene, do Brasil, que foi aluna Salesiana, que nos enviasse algum texto que pudesse ser reflexão para o final deste dia. Deixo aqui a partilha enviada.
Dentro dos comentários deixarei o Hino da Canonização para que o conheçamos. Este hino foi também enviado pela amiga Sirlene. Desde já, para ela, o nosso muito obrigado pela sua presença neste espaço desde o Brasil. (A.R.)

João Bosco nasceu a 16 de Agosto no Colle dos Becchi,uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco). Provinha de uma família muito pobre. Entre muitos obstáculos preparou-se, trabalhando e estudando para a missão que lhe tinha sido indicada através de um sonho tido aos 9 anos.Estudou em Chieri, a poucos quilómetros de Turim. Todos os dias João Bosco frequentava a igreja de Santa Maria della Scala (o duomo) todos os dias, de manhã e à tarde. Rezando e reflectindo diante do altar da capela da Senhora das Graças, ele decidiu o seu futuro. Aos 19 anos queria fazer-se franciscano. Informado da sua decisão, o pároco de Castelnuovo, Pe. Dassano, avisou mãe Margarida com estas palavras muito claras: "Tenta afastá-lo dessa ideia. Tu não és rica e já estás idosa. Se o teu filho for para o convento, como te poderá ajudar na tua velhice?". Mãe Margarida vestiu um xaile negro, desceu a Chieri e falou com João: "O pároco veio dizer-me que queres entrar no convento. Ouve-me bem. Eu quero que tu penses bem nisso. Quando tiveres decidido, segue o teu caminho e mais nada. O mais importante é que tu faças a vontade do Senhor. O pároco queria que eu te fizesse mudar de ideias, porque no futuro poderia precisar de ti. Mas eu digo-te: nestas coisas a tua mãe não entra. DEUS ESTA ANTES DE TUDO. De ti eu não quero nada. Nasci pobre, vivi pobre e quero morrer pobre. Aliás, se te fizeres padre e por desgraça te tornares rico não porei mais os pés em tua casa. Lembra-o bem."
João Bosco nunca mais esqueceria aquelas palavras.Depois de muita oração, de ter falado com os amigos e com o seu confessor José Cafasso, entrou no seminário para estudar teologia. Foi ordenado sacerdote em Turim na igreja da Imaculada Conceição a 5 de Junho de 1841.
Tomou com firmeza três propósitos: "Ocupar rigorosamente o tempo. Sofrer, fazer, humilher-se em tudo, sempre que se tratar de salvar almas. A caridade e a doçura de S. Francisco de Sales guiar-me-ão em tudo."
Chegado a Turim, foi depressa marcado pelo espectáculo de centenas de rapazes e jovens ao deus-dará, sem rumo nem trabalho. Quis consagrar a sua vida pela sua salvação.
A 8 de Dezembro de 1841, na igreja de S. Francisco de Assis, teve o encontro com o primeiro dos tantos rapazes que o conheceriam e seguiriam. Bartolomeu Garelli. Começou assim a obra do Oratório. Itinerante no início mas depois da Páscoa de 1846, com sede em Valdocco, a casa mãe de todas as obras salesianas. Os rapazes são já às centenas. Estudam e aprendem um ofício nas oficinas que Dom Bosco construiu para eles. Na sua obra educativa foi ajudado pela sua mãe (Mãe Margarida). Fê-la vir dos Becchi para o amparar e para que fosse a mãe de tantos dos seus rapazes órfãos. Em 1859 convida os seus primeiros colaboradores a unir-se a ele na Congregação Salesiana. Rapidamente se multiplicam os oratórios, as escolas profissionais, os colégios, os centros vocacionais, as paróquias, as missões.
Em 1872 funda o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Elas trabalharão nas mais variadas obras para a juventude feminina. Co-fundadora e primeira superiora foi Maria Domingas Mazzarello (1837-1881). Será declarada santa em 21 de Junho de 1951 por Pio XII. Mas Dom Bosco soube chamar também numerosos leigos para partilhar com os salesianos e com as FMA a mesma ânsia educativa. A partir de 1869 tinha começado com a Pia União dos Cooperadores. Eles fazem parte a título pleno da Família Salesiana e vivem o seu espírito exercitando o serviço eclesial. Aos 72 anos, esgotado pelo trabalho, recorda uma frase: "Prometi a Deus que até o meu último respiro seria pelos meus pobres jovens."
Morre em Turim, na madrugada do 31 de Janeiro de 1888. Foi beatificado a 2 de Junho de 1929 e declarado santo por Pio XI em 1 de Abril de 1934
, domingo de Páscoa. A seguir, muitos outros vieram a semear nos seus sulcos sementes de vida: Domingos Sávio, Dom Rua, Dom Rinaldi...
http://web.tiscali.it/donbosco/port/page7.html

A presença salesiana é inerente à minha vida. Nasci em uma casa dentro de terras de um Colégio de Padres Salesianos, porque meu Pai era secretário desse estabelecimento de ensino.Meu Pai trabalhou 40 anos com esta congregação.
Frequentei o catecismo, nos estabelecimentos das Irmãs Salesians, antes da idade escolar propriamente dita. Uma das séries do curso primário foi ministrada no Colégio delas em época que o Grupo Escolar da localidade estava em construção. Posteriormente, estudei interna com elas, Ginásio e Colegial. Havia 3 casas salesianas na localidade, mais o Oratório festivo.
Esta influência ficou plasmada não só em mim mas em toda a minha geração, pois o que herdamos de cultura e de espiritualidade, foi fruto de obra de verdadeiros educadores.
Penso que toda criança deveria poder usufruir do privilégio que a mim foi concedido.
Rezo para que muitos Dom Boscos surjam em meio a juventude a fim de que o exemplo deste homem que hoje veramos, seja seguido para o bem da humanidade e glória de Deus. (Sirlene)

Oração a São João Bosco
"Ó São João Bosco, pai e mestre da juventude, que tanto trabalhastes para a salvação das almas, sede nosso guia na santificação de nossa alma e na salvação do próximo. Ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano; ensinai-nos a amar Jesus Sacramentado, Maria Auxiliadora e o Papa; e alcançai-nos de Deus uma boa morte, a fim de que possamos um dia viver convosco no Paraíso. Amém."

5 comentários:

sirlene disse...

Hino Oficial da canonização de Dom Bosco

I - Os sinos maviosos difundam nos ares
As notas sonoras de um hino festivo;
O Pai das crianças um dia sonhadas
Num sonho celeste, voltou redivivo
Na esplêndida aurora de Páscoa triunfa
E volta apressado, zeloso à peleja;
As almas incautas, nas trevas envoltas,
Conduz ao aprisco sereno da Igreja.
Refrão:
Dom Bosco, Dom Bosco,das almas amigo,
Nos leva contigo aos pés de Jesus!

II - Dom Bosco contempla: nas ruas, nas praças,
Que os ímpios outrora povoavam abjectos,
aonde corrias ansioso, à conquista
Das almas crianças, _ os teus predilectos _
Apinham-se agora falanges de jovens,
Num frémito puro de amor e de gozo:
É a grei que sonhaste que infinda te aclama,
Apóstolo Santo, Pai, Mestre amoroso!
III - Só tinhas nove anos e o apelo celeste
Da excelsa Rainha feliz, escutaste!
Por ela guiado em sendas difíceis,
Penosas sangrentas, os jovens buscaste!
Teus filhos nós somos, que aqui celebramos,
Teu nome que o mundo, glorioso hoje invade!
É o nome do Mestre que a Virgem bondosa
Nos deu no caminho, do bem, da verdade!
IV- No mundo passaste co´a fronte nimbada
De paz e doçura, de meigo sorriso;
Deus hoje cingiu-te de um nimbo de glória
De luz fulgurante no seu Paraíso!
A Mãe que tiveste por Mãe nos deixaste:
A virgem das virgens, o auxílio dos crentes;
Noss`alma nutriste com o Pão do Sacrário
Que é vida, que é força das almas languentes!
V - Dom Bosco, tu passas levado em triunfo!
Contempla as crianças que as mães pressurosas
Confiantes te trazem, para que lhes dispenses
Os doces carinhos, as bênçãos valiosas!
E à tua passagem levanta-se um brado
Uníssono, ardente: Dom Bosco! Dom Bosco!
Mil peitos repetem: Dom Bosco, não partas,
Escuta teus filhos! Ó fica connosco!

mariana disse...

Dom Bosco foi um homem simples, muito simples e objectivo. É interessante que os grandes homens são sempre simples no seu modo de pensar e viver.
Procuremos sempre as coisas simples, pois acredito que para sermos santos não precisamos fazer grandes coisas. Precisamos amar ao jeito de Jesus - ser simples e humilde como Ele o foi - ter o coração receptivo para O acolher, e testemunhar com a Vida o Seu exemplo.

Que Dom Bosco interceda por nós!

maresia disse...

No final deste dia, louvado sejas Meu Senhor, pelos Mestres que colocaste no caminho da Humanidade para que não perdesse o rumo certo no seu peregrinar. Ajuda e concede a Tua Graça aos "S. João Bosco" dos nossos dias, que se entregam de alma e coração na educação dos jovens. Aceita Senhor por eles, a nossa humilde prece.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos,
Agradecida (MUITO) por poder ter tomado conhecimento desta personalidade absolutamente IMPAR de São João Bosco !
Informei-me: em Janeiro de 2008 o Teatro Experimental de Cascais, em parceria com a Congregação Salesiana, apresentou a peça "Rebelde Sonhador"... nela se apresentava de forma sublime a incontornável obra e ambição de
São João Bosco!
Imediatamente forjei uma proposta: Pe. João Carvalho, permita-me o atrevimento... seria possível
REapresentar esta peça, em Lisboa??? Seria alcançado um EXCELENTE propósito... a EDUCAÇÃO em Portugal POR CERTO ia AGRADECER.
Bem haja(m)todos os Retalhistas que concederem breves instantes à leitura inicial proposta.

Mª Teresa disse...

Família Retalhos, concretamente querida Irmã Sirlene,
Felicidades e bençãos (mãos cheias delas...)merecem resvalar para sua beira!

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você