 Bem-vindo!  Willkommen!  Bienvenido!  Bienvenue!  Benvenuti!  Welcome!  歡迎! Καλως ηλθατε!  Добро пожаловать! !مرحبا

VISITA O RETALHOS 2 em http://betus-pax2.blogspot.com

07 junho 2007

Corpus Christi

Caríssimos amigos, paz e bem!

Celebramos o dia do Corpo de Deus que, a par com Quinta-feira Santa, é dia por excelência para pararmos diante de Cristo Eucaristia, contemplar, rezar, adorar, silenciar os ruídos do corpo para que em nós fale a Palavra do Espírito.
“Isto é o Meu Corpo…”
“Isto é o meu Sangue…”
“Fazei Isto em memória de Mim…”

Estas palavras da última ceia têm que ecoar hoje bem fundo no nosso coração. É a entrega de Cristo por nós, Ele entrega-se nos sinais da nossa vida, pão e vinho, e pede-nos para perpetuarmos esta entrega, por todos os tempos, n’Ele e por Ele…

Gostava de escrever muito mais mas… com braço direito imobilizado há uns dias – fractura no rádio – com algumas dores, escrever com mão esquerda torna-se difícil, tal como todas as coisas básicas da vida e do dia a dia, que tão difícil se torna realizar por quem não é esquerdino.
Perdoai por não poder escrever muito mais. Daqui a uns dias, espero, já estarei pronto para maiores partilhas.
Agora é tempo de aprender a aceitar limitações, oferecer dor, curar corpo e, quiçá, a alma. É tempo de olhar para Cristo e dizer “aqui estou…” para viver tempo de graça porque também aqui se sente de forma grande a Sua presença e o estímulo vital dos Amigos.
Sei que rezais e muito grato vos sou… são uns dias apenas… tenho fé!

Deixo um clip de vídeo que ajudará a encontrar Cristo Eucaristia, Corpo e Sangue, entregue por nós…

9 comentários:

Fatima disse...

Paz e bem, amigo

Só hoje soube que tinhas partido o braço (disseram-me que tinham ouvido dizer, mas não tinham a certeza). Aprecei-me a vir aqui a este espaço (como já tenho feito várias vezes sem deixar comentário), tentando saber + alguma coisa. Concluí que de facto é verdade. Fiquei preocupada e espero que sejam mesmo só uns dias. Não esquecerei de estar em sentonia contigo pedindo a Deus tudo de bom para ti. Aliás, pode não parecer mas sempre estou, mesmo no silêncio. Mas hoje, dia do Corpo de Deus, que o teu bracito direito está doente, mas o teu braço esquerdo e o teu coração escreveram bonito e profundo...pensei que deveria deixar o silêncio e partilhar contigo...estou cá deste lado, mas próximo...
MFAP

uma mãe disse...

Então, Frei, soube neste momento o que se passava consigo, ao ler o texto inicial. Espero que quando receber esta mensagem as dores já pertençam ao passado e a recuperação esteja a correr bem e rápida. Também eu fiquei preocupada.
Para fracturar o rádio por vezes basta um jeito mal dado,no entanto espero não ter ocorrido em situação mais grave. Estimo as suas melhoras rápidas.
Acredito que sinta bastante falta dos movimentos do braço dto não só pela escrita mas pelas músicas em viola e também pela presença.

Deixo esta mensagem:

Senhor Deus abençoa todos os amigos com tudo o que Tu sabes que podem precisar hoje; Que o sofrimento que possam sentir se transforme em ânimo e seja passageiro; Que as suas vidas se encham de amor e paz enquanto procuram estabelecer uma relação mais forte contigo. Amén."
Uma mãe

dina disse...

Achei o texto e o clip-video riquíssimos, e profundos para mim, mas fiquei-me na frase:
"Isto é o meu corpo" Ou seja; «Este Sou Eu»...

Os discípulos são capazes de entender o significado do gesto e das palavras. O Mestre faz de toda a SUA Vida um DOM, torna-se Pão para o homem, quer que os seus discípulos partilhem a sua escolha, entrem em comunhão, se tornem uma só pessoa com ELE, de modo a participarem da sua própria vida…
É claro também para mim, o que significa a Eucaristia...
Não se trata de um encontro devocional com Jesus, mas da decisão de "SER" "como ELE" em cada momento, “Pão” à disposição dos irmãos.
A celebração Eucarística é o Banquete de núpcias com o Senhor...
ELE está presente na Festa... e dá-se a todos...ELE (Eucaristia) é o alimento da comunidade, é o Pão partido e partilhado entre os irmãos, porque é a Comunidade o sinal da Humanidade Nova, nascida da Ressurreição de Cristo.
O Banquete do Reino de Deus, anunciado pelos profetas, está preparado «para todos os povos» (Is 25,6), todos somos acolhidos…
Para Deus todos estamos no mesmo plano, todos somos indignos, mas convidados a entrar em Comunhão com Cristo…
O Pão que é Cristo e o Cálice do Seu sangue, criam uma comunidade de «consanguíneos» com Cristo e entre si, de tal modo que constituem um Povo Novo, que tem como única lei, o serviço aos irmãos, até ao ponto de dar como «alimento» a própria vida para saciar todas as formas de fome da Humanidade… (Cristo Eucaristia entregue por nós), pecadores…

Amigo! Deixo-lhe esta mensagem:
Pai misericordioso,
O nosso destino está na Tua mão.
Olha-nos com Ternura e Bondade,
Cuida a nossa existência
Com a Tua Providência,
Cheia de Sabedoria e AMOR…
Reaviva em nós, Senhor, a luz da Fé
Para que aceitemos o Mistério
Desta Dor intensa,
E acreditemos que o Teu AMOR
É mais forte que nós…
Conforta-nos com o Teu Espírito,
E a riqueza da Tua Docilidade,
Porque com o Teu Corpo e Sangue
(A Tua Paixão)
Remistes o mundo!…

Desejo-lhe rápida recuperação

mariana disse...

Nesta festa do Corpo de Deus, a igreja revive o mistério da Quinta-Feira Santa à luz da Ressurreição. Também a Quinta-Feira Santa conhece a procissão eucarística, com a qual a Igreja repete o êxodo de Jesus do Cenáculo para o monte das Oliveiras.
Jesus, naquela noite, sai e entrega-se, e precisamente assim, vence a noite, vence as trevas do mal. Só desta forma, o dom da Eucaristia, instituída no cenáculo, encontra o seu cumprimento: Jesus entrega realmente o seu corpo e o seu sangue. Atravessando o limiar da morte, torna-se pão vivo, verdadeiro maná, alimento para todos os séculos. A carne torna-se pão da vida.

Assim, Jesus Eucarístico é o tesouro mais precioso, a pérola mais brilhante, que a igreja tem, e cujo mandamento fundamental é o amor mútuo.
"A Missa" e, ao mesmo tempo e inseparavelmente, memorial sacrificial em que se perpetua o sacrifício da cruz e o banquete sagradoda da comunhão do corpo e sangue do Senhor. Comungar é eceber o próprio Cristo, que se oferece por nós. E como Cristo não só morreu por nós, mas também por nós ressuscitou, a Eucaristia torna-nos presente Cristo vivo a renovar a entrega da sua vida pela salvação do mundo.

Que as Eucaristias tenham sempre um tom de festa, consequência da alegria de celebrar Cristo vivo, presente realmente no pão e no vinho.

Para si Frei amigo, rápidas melhoras. Todos estamos preocupados, com o que não pode fazer, como vai fazer? Como pode celebrar? Enfim toda uma série de limitações, das quais o Senhor tranfomará em Graça.
Abraço. Paz e Bem.

uma mãe disse...

Gostei muito da mensagem/oração que Dina escreveu. Muito bonita.
É Ele quem na verdade sabe quem somos, o que queremos, os nossos receios e o que pensamos.
Procuremos seguir sempre a mesma estrada do Amor de Deus que é infinito; Que em nosso coração esteja sempre viva a palavra do Espírito.
Bem haja a todos
Uma mãe

Anónimo disse...

Boa tarde
Espero com todo o meu coração que estja bem, pois faz imensa falta.
Só o Frei Albertino consegue transmitir aquela palavra de conforto, amizade...
Foi graças a si que eu voltei, obrigado.
Carlos

uma mãe disse...

Olá Frei
Após mais um pouco de tempo para aprofundar a leitura no blog, deparo-me com uma enorme preocupação consigo. No que ontem acreditei não ser grave relativamente ao que lhe acontecera, hoje através do que ouvi "não está lá muito bem" e de algumas mensagens aqui no blog, fiquei em cuidados e preocupada. Afinal como se tem sentido? Está a recuperar bem? Sei que tem difículdade em escrever, por isso não esforce. Ficarei a aguardar as suas melhoras que estimos serem rápidas.
Uma mãe

esperança disse...

Só hoje volto ao blog, depois de uns dias de trabalhos fora e sem ligação à Internet.

Obrigada pelo clip de vídeo. As imagens e o texto cantado ajudam a interiorizar o grande Mistério da Eucaristia e a sintinizarmo-nos com a entrega de Cristo por amor de todos nós.

Obrigada também a todos os comentaristas...

Obrigada a si, Frei,pelas imagens novas nos slides...

Que Deus e Nossa Senhora cuidem do seu braço e abençoem os seus esforços de paciência e de adaptação a esta limitação temporária...

ilza vianna mansur disse...

apesar de não te conhecer, te desejo melhoras, por acaso estou procurando respostas e me deparei com o site, por sinal de muito bom conteúdo.
gostaria muito de saber qual o significado das paradas que fazemos na prociçã de corpus christ, aqui na minha cidade elas são feitas na porta das casas de algumas pessoas, eu deduzi que são as viisitaões mais importantes feitas por jesus, como a que Maria fez a Isabel já com o senhor em seu ventre,e outras mais..., desdejá agradeço se puder me esclarecer, abraço, saúde e paz em seu coração

AVISO LEGAL – Procurarei fazer, neste blog, uma utilização cautelosa de textos, imagens, sons e outros dados, respeitando os direitos autoriais dos mesmos. Sempre que a legislação exigir, ou reclamados os referidos direitos de autor, procurarei prontamente respeitá-los, corrigindo informação ou retirando os mesmos do blog

 
© 2007 Template feito por Templates para Você